É uma sala de ensino estruturado que incluí a utilização de uma rotina de trabalho, destinada às crianças com autismo e dificuldades de comunicação, tendo por base a sua capacidade e estilo único de aprendizagem, utilizando o programa TEACCH.
E o que é o Autismo?
É uma perturbação global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida. Manifesta-se em três domínios:
- Perturbações no domínio da interação social recíproca;
- Deficiência na comunicação verbal e não verbal;
- Repertório restrito de interesses e comportamentos.
A prevalência atual do autismo está na taxa de 7 a 10 casos por 10.000 crianças.
Existe uma maior incidência do autismo nos meninos na base de 4 meninos por 1 menina.
O autismo pode causar incapacidades em todas as áreas do desenvolvimento psicológico, desde o nível cognitivo, de linguagem, comportamental e de interação social.
Não há cura para o autismo, mas, através do Método TEACCH pode-se minimizar os sintomas e fazer com que a criança consiga lidar com mais tolerância as atividades que antes lhe pareciam confusas. Desta forma, existe a possibilidade de mudar tendências inatas do comportamento.
O que se observa é que é possível desenvolver habilidades sociais para que o indivíduo autista possa interagir, de forma aceitável, nesta sociedade.
Cada criança deve ser analisada individualmente, para que seu programa de tratamento também seja feito de maneira individual. Não é porque as crianças têm o mesmo diagnóstico que apresentam as mesmas dificuldades. Esta metodologia mostra-nos exatamente isto. Todos são diferentes e suas rotinas e atividades devem ser estudadas de acordo com a necessidade especifica de cada um.
Objetivos do Método TEACCH:
Incentivar a comunicação
Ensinar habilidades para a vida adulta
Promover o máximo de independência reduzindo a ajuda do adulto
Apresentar visualmente instruções
Manter a rotina com flexibilidade
Respeitar a individualidade
Ensinar habilidades em situações as mais próximas das naturais
Princípios do programa TEACCH
Guiando-se pelos princípios abaixo, o TEACCH oferece as idéias básicas de sua fundamentação, sem as quais o educador não conseguirá organizar-se na estrutura do programa.São eles:
Para se ensinar novas habilidades é necessário adequar o ambiente às dificuldades do alunos.
A colaboração entre família e escola é condição indispensável para o tratamento.
A corrente teórica que fundamenta a prática educativa é a cognitivo-comportamental.
· Os suportes visuais auxiliam na estruturação da forma de ensinar.
Fundamentação básica:
Preocupar-se com os interesses e habilidades do aluno
Realizar avaliação processual
Auxiliar o aluno na compreensão dos significados
Potencializar a comunicação com a família
Estruturar a forma de ensinar e apresentar as tarefas
Planejar estratégias de mudança comportamental mediante a análise funcional do comportamento
Características do TEACCH
Individualidade na programação do currículo
Instrução visual
Rotina com flexibilidade
Ambiente livre de hiperestimulação
Ordenação universal (da esquerda para a direita/ de cima para baixo)
Clareza nos comandos
Auto monitoramento provocando independência
Análise de tarefas como recurso de ensino e avaliação
Atividades e tarefas organizadas em sistemas de trabalho
Atividades e tarefas organizadas em sistemas de trabalho
Contribuições do TEACCH:
Favorecer a generalização
Favorecer o controle do comportamento
Estimular e desenvolver atenção
O TEACCH não visa eliminar o padrão autístico, mas aproveitar o que o autismo provoca na pessoa. Ao mesmo tempo em que o TEACCH estrutura atividades em sistemas de trabalho que organizam o pensamento e evidenciam o conceito que está sendo ensinado, o oferecimento das tarefas em vários contextos (ambientes, pessoas, situações, material) favorece a generalização do conteúdo, gerando a aprendizagem.
O programa TEACCH deve ser trabalhado usando as formas adequadas e o uso correto dos procedimentos de ensino, guiando o aluno para o foco a ser trabalhado. Eliminando estímulos desnecessários e concorrentes, garantimos a atenção e por conseguinte, sucesso no trabalho. Tal engajamento, sendo mais produtivo faz com que o aluno obtenha sucesso e passe a emitir condutas mais adequadas. Sabendo o que tem que ser feito, por quanto tempo terá que trabalhar, visualizando a instrução e reconhecendo o que se espera dele, o aluno com autismo sai de um estado ansioso e passa a contribuir funcionalmente para a sua aprendizagem. Talvez seja esta a maior contribuição do TEACCH para estas pessoas.
O Programa TEACCH beneficia alunos que apresentam:
Dificuldade na aprendizagem de conceitos
Foco excessivo em detalhes
Distrabilidade
Pensamento concreto
Dificuldade na associação de idéias
Dificuldade na generalização
Impulsividade e ansiedade
Anormalidades sensório-perceptuais
O TEACCH tem ajudado o autista a adequar-se dentro de suas possibilidades à sociedade, promovendo sua independência em função de suas dificuldades. As técnicas comportamentais e a educação especial têm mostrado a forma mais eficiente para o atendimento dos indivíduos que possuem espectro autístico. Sendo assim, é possível pesar seus ganhos e ver que vale a pena investir em uma proposta estruturada e individualizada.
Izilda Rodrigues
Izilda Rodrigues
fonte:http://trabalhandocomaeducacaoespecial.blogspot.com.br/2012/11/o-que-e-uma-salateacch-e-uma-sala-de_15.html
O MATERIAL ABAIXO FOI CONFECCIONADO PELA PROFESSORA ESTER ANDRADE ELIAS
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