Esta tem sido uma das maiores dúvidas dos meus colegas professores, tanto em sala de aula quanto pra quem está iniciando na Sala de Recursos Multifuncionais.
Para realizar este trabalho adequadamente é importante saber:
- O aluno com deficiência deve ter acesso ao conteúdo assim como os demais colegas;
- A atividade ou avaliação deve ser realizada no mesmo momento em que os colegas também a estão realizando;
- O aluno deve realizar suas atividades em sala de aula, mas nesta questão devemos ser ponderados, cada caso tem suas peculiaridades. Por exemplo, se for necessário ler em voz alta para o aluno devemos nos preocupar com os demais e esta é uma questão que cada professor certamente saberá contornar e encontrar a melhor solução;
- A atividade ou avaliação deve estar de acordo com o conteúdo que foi trabalhado com toda a turma;
- Devem ser elaboradas questões que realmente oportunizem ao aluno expor aquilo que sabe ou onde precisa de mais atenção;
- O aluno jamais deve ser subestimado e receber apenas atividades “fáceis”;
- O momento da atividade ou da avaliação não deve ser um faz de conta!
Agora vamos à parte prática:
- Todos dizem que não existe uma receita, cada caso é um caso, cada aluno é um aluno, mas eu costumo afirmar que receita pronta não existe, mas os ingredientes podem ser sugeridos e é isto que eu farei aqui.
- Vamos lá, afinal... Como adaptar uma atividade para um aluno com deficiência intelectual, que ainda não desenvolveu os hábitos da leitura e da escrita?? Esta é uma das situações mão comuns.
- Pontos que devemos entender:
- O número de questões deve ser diminuído, é importante que o aluno consiga concluir o trabalho proposto durante a aula, chega de frustrações!
- Usar muitas imagens;
- Mesmo que o aluno não tenha nenhum comprometimento visual use fonte Arial Maiúscula 14, com um bom espaçamento, sem economia de folhas (quando for possível, é claro);
- Evite colunas estreitas, com palavras ou imagens amontoadas;
- Procure não oferta muitas atividades em que o aluno tenha que desenhar, pense, geralmente esses alunos passaram a vida escolar inteira desenhando por ainda não ter desenvolvido a habilidade da escrita.
Como é possível perceber, adaptar atividades não é algo tão complicado, basta conhecermos bem o nosso aluno.
Espero que este post tenha ajudado e tirado algumas duvidas sobre este assunto.
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