CAIXA DE CONTAGEM e TOQUINHOS
...para o senso comum o lúdico ainda é visto de forma preconceituosa e
banal, tido como uma atividade que deve ser direcionada somente para crianças e idosos, já
para Bartholo (2001, p.92), um dos estudiosos da área, a concepção de lúdico encontra-se
paradoxalmente a esta.
O lúdico e o criativo são elementos constituintes do homem que
conduzem o viver para formas mais plenas de realização; são,
portanto, indispensáveis para uma vida produtiva e saudável, do
ponto de vista da auto-afirmação do homem como sujeito, ser
único, singular, mas que prescinde dos outros homens para se
realizar, como ser social e cultural, formas imanentes à vida
humana.
conduzem o viver para formas mais plenas de realização; são,
portanto, indispensáveis para uma vida produtiva e saudável, do
ponto de vista da auto-afirmação do homem como sujeito, ser
único, singular, mas que prescinde dos outros homens para se
realizar, como ser social e cultural, formas imanentes à vida
humana.
o lúdico assume uma grande importância na vida das pessoas, porque é capaz de
estimular sensações, somente compreendidas por quem as sente quando estão brincando.
estimular sensações, somente compreendidas por quem as sente quando estão brincando.
É na brincadeira que se vivencia o lúdico, conforme afirma Platão apud Pinto (2001),
quando diz: “Você pode aprender mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do
que em uma vida inteira de conversação”, ou seja, por ser espontânea a brincadeira pode
revelar sentimentos, comportamentos e verdades do ser humano que dificilmente seriam
demonstrados num diálogo.
quando diz: “Você pode aprender mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do
que em uma vida inteira de conversação”, ou seja, por ser espontânea a brincadeira pode
revelar sentimentos, comportamentos e verdades do ser humano que dificilmente seriam
demonstrados num diálogo.
A atividade lúdica não pode permanecer fazendo parte somente do mundo infantil. O lúdico é
elemento importante também na vida do adulto, como entende Schiller: “o homem só se torna completo
quando brinca.”. A idéia de totalidade do ser humano, seja adulto ou criança, só pode ser entendida
quando inclui o prazer nas atividades que realiza. Somente por esse caminho é que se conseguirá uma
relação educativa mais autêntica entre adultos e crianças por meio dos jogos
elemento importante também na vida do adulto, como entende Schiller: “o homem só se torna completo
quando brinca.”. A idéia de totalidade do ser humano, seja adulto ou criança, só pode ser entendida
quando inclui o prazer nas atividades que realiza. Somente por esse caminho é que se conseguirá uma
relação educativa mais autêntica entre adultos e crianças por meio dos jogos
È no brincar, e, somente no brincar, que o individuo, criança ou adulto, pode ser
criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo
descobre o eu (Self). (WINNICOTT, 1975, P.80).
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