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Paulo Freire

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Efeitos diferenciais de atenção na sala de aula com crianças com TDAH


Journal of Applied Behavior Analysis
Os efeitos diferenciados de atenção de professores e iguais em comportamento disruptivo na sala de aula por três crianças com diagnóstico de rastorno por éficit de contenção com iperactividad (TDAH)
John Northup, Carmen Broussard, Kevin Jones, Teresa George, Timothy R. Vollmer e Melissa Herring
Louisiana State University
Journal of Applied Behavior Analysis, 1995, 28, 227-228
Foi realizada uma análise funcional do comportamento disruptivo em sala de aula com o professor contingente atenção e seus pares em três crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. O atendimento prestado pelos pares parecia funcionar como uma forma distinta de reforço positivo para os três filhos.

Uma pesquisa recente mostrou a generalização dos modelos de análise funcional e avaliação do tratamento (Neef e Iwata, 1994) através de cada classe de resposta e status. As vantagens da análise funcional deve ser prorrogado por examinar outras funções possíveis de problemas de comportamento. Para demonstrar a análise funcional generalizada também está sendo feito através de populações sujeitas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a atenção do mesmo como uma forma diferente de reforço positivo que pode ser importante para o planejamento do tratamento (Carr, 1994). Como parte da avaliação funcional, contingente peer atenção foi manipulado diretamente por meio de instruções dadas aos seus pares.
MÉTODO
Participantes
Participaram do estudo três crianças que frequentam um programa de verão em uma faculdade.Envolveu dois meninos e uma menina, Jeremy e Neil Gail 7 anos e 9 anos. Cada um é selecionado independentemente para atender os critérios diagnósticos para o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (ADHD, American Psychiatric Association, 1987) e teve pelo menos média funcionamento intelectual. Medicação (Ritalina) foram suspensos por cada participante durante a investigação, no entanto, a avaliação Gail foi realizado com e sem tratamento.
Definição de resposta e medidas
Comportamentos alvo foram sendo fora comportamento e vocalizações site também inadequada. A conduta de estar fora de lugar foi definida como a situação em que o corpo da criança não ficou completamente na sela por pelo menos três segundos. Vocalizações inapropriadas foram definidas como qualquer verbalização feita pela criança, excluindo solicitações apropriadas feitas pelo professor. A atenção do professor e colegas foi definida como um contato declaração, gesto ou física entre o participante eo professor ou colegas seguindo o comportamento alvo dentro de um intervalo de 10 segundos. Observadores registradas todas as respostas através de um procedimento de coleta de dados em intervalos de 10 segundos parciais.Todas as sessões duraram 10 minutos, e três das seis sessões foram realizadas diariamente. O intervalo de dados de acordo intervalo-por-intervalo inter-observadores foi de 91% a 97% (M = 93%) e foram recolhidas durante as sessões de 46%. A integridade do processo para a ocorrência de uma sequência específica do intervalo de 90% a 95%, e a ocorrência da atenção não foi contingente gama de 1% a 4% de todos os participantes e condições de avaliação.
Avaliação e procedimento de projeto
As condições da análise funcional foram realizados com um desenho breve multi-elemento seguido de um reforço diferencial de outro comportamento (DRO) nas sessões de testes. Durante condições de contingente atenção professor, Jeremy e Neil sentou em mesas de frente para o outro cerca de 3 metros de distância de outros estudantes. Para Gail, esta condição foi realizada em uma sala adjacente, porque foi que interagiu com os colegas de qualquer lugar na sala de aula. Os participantes receberam um folhas de cálculo simples e foi dada a instrução para permanecer em seus lugares de trabalho calmamente. Os professores participantes ignorado exceto para dar um contingente reprimenda após a ocorrência de um comportamento alvo. A reprimenda consistia em breves comentários relacionados ao comportamento-alvo.
Para a condição de atenção de igual para igual, um colega me perguntou se eu queria ser ajudante do professor. Imediatamente antes de cada sessão, o companheiro deu instruções particulares: "[nome do participante] tem dificuldade em fazer [seu] trabalho. Preste atenção ao que [o participante] está fazendo e dizer alguma coisa, se você está fora de lugar ou se você está falando. Inicialmente, cada companheiro deu exemplos a dizer, mas também é dito, "dizer o que você acha que deve dizer." O participante sentado com dois outros estudantes em uma das quatro tabelas que estavam ao lado e de frente para o outro. Instruções e materiais eram a mesma tarefa que o estado de atenção do professor. Durante os testes tratamento DRO, os participantes foram autorizados a passar mais tempo com o parceiro que escolheram contingente para a não ocorrência dos comportamentos-alvo. Um programa de DRO dois minutos ocorreu dando um voucher que era equivalente a dois minutos de tempo com um parceiro. Vouchers são colocados na mesa do estudante sem nenhuma interação do professor. A extinção da atenção da mesma ocorreu permitindo que outros alunos ganharam prêmios ou em sala de aula comum perdiesen de permanecer em silêncio ou falar durante a sessão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O gráfico mostra a porcentagem de intervalos de comportamentos-alvo para os três participantes. Atenção contingente igual de comportamentos alvo provou ser de um percentual maior de atenção do professor. Para Jeremy, o percentual de intervalos em média de 80% durante a condição de atenção de seus pares e de 5% durante a condição de atenção dos professores. Para Neil, o percentual de intervalo médio foi de 41% na condição de atenção dos colegas e 6% durante a condição de atenção dos professores. Quando ele não estava tomando Ritalina, Gail mostraram comportamentos alvo para a condição de retenção de seus pares por uma média de 78% dos intervalos, durante a condição de atenção de professores e uma média de 39%. Quando eu estava tomando Ritalina, o percentual de intervalos de comportamentos alvo Gail para o estado de atenção dos pares foi uma média de 77% durante a condição de atenção de professores, o percentual de intervalos foi na faixa de 0 % a 3%. Para todos os participantes, os testes de tratamento resultou numa redução substancial ou nulo ocorrência de comportamentos alvo.
Os resultados sugerem que a atenção dos colegas e do professor não pode ser funcionalmente equivalente, a atenção par pode funcionar como uma forma única de reforço positivo, e os efeitos diferenciais podem ser identificados durante a avaliação. Isso pode ser importante para o planejamento do tratamento e distinguir entre diferentes formas de cuidados para crianças de funcionamento intelectual normal. Em termos de procedimento, a igualdade de participação como auxiliares de professores parece ser um método eficiente para manipular a atenção dos pares. Gail resultados também apoiar a investigação anterior sobre as interações entre os comportamentos funcionais e medicamentos e siguieren um modelo de análise funcional pode ser usada para avaliar tanto em pesquisas futuras relacionadas ao TDAH.
Tradução Espanhol por
Carmen Rodríguez Suárez-Valgrande Mallada Catherine Rodriguez
CENEA (Centro de Educação Especial Avançado)
Referências
Associação Psiquiátrica Americana. (1987). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (3 ª ed, rev..). Washington, DC: Author. Carr, E, G. (1994). Temas emergentes na análise funcional do comportamento problema. Journal of Applied Behavior Analysis, 27, 393-399.
Neff, NA, e Iwata, BA (1994) A pesquisa atual sobre metodologías analysus funcionais:. Uma introdução Journal of Applied Behavior Analysis, 27, 211-214.

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