O Serviço de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação, após o conhecimento e reconhecimento das necessidades e estudo minucioso das possibilidades, traça o perfil desse profissional para exercer função específica na escola:
· Entender sobre cuidados básicos de atividades de vida diária e prática do cotidiano dos alunos (dar lanche aos que apresentam dificuldades motoras dos membros superiores, realizar a higiene bucal após a alimentação e nos casos de sialorréia, e a higiene corporal/íntima e trocas de fraldas e de vestuário);
· Saber abordar o aluno para os cuidados pessoais, bem como o auxiliá-lo para o uso do banheiro;
· Conhecer sobre adequação postural para a pessoa com pouca ou nenhuma mobilidade e movimento corporal nos cuidados necessários;
· Deslocar com segurança e adequadamente o aluno, a respeito dos cuidados que ele necessita de acordo com as funções estabelecidas para o cuidador;
· Compreender indicações básicas contidas no histórico escolar do aluno com referência às necessidades educacionais especiais;
· Ter conhecimento de quando uma situação requer outros cuidados fora aquele de seu alcance e do âmbito da escola.
OBS: Esse profissional deverá permanecer fora da sala de aula e comparecer para auxiliar o aluno quando solicitado pelo coordenador pedagógico, professores ou inspetor, como também realizar apenas as atividades acima descritas compatíveis à sua função.
PORTANTO:
Cuidador é o profissional que auxilia o aluno em seus cuidados de vida diária e de vida prática, ajudando-o somente nas atividades que não consegue realizar sozinho como ir ao banheiro, alimentação, troca de roupa e/ou fraldas e higiene pessoal.
fonte: http://construireincluir.blogspot.com.br/2012/02/necessidade-da-presenca-de-cuidador-de.html
Acrescente ao final:
ResponderExcluirCuidador é o profissional que auxilia o aluno em seus cuidados de vida diária e de vida prática, ajudando-o somente nas atividades que não consegue realizar sozinho como ir ao banheiro, alimentação, troca de roupa e/ou fraldas, higiene pessoal, auxiliar na sociabilização, auxiliar na realização das atividades pedagógicas e orientação de controle emocional.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNeste caso seria o prof. Auxiliar. O cuidador não tem formação para atender às demais necessidades por ti citadas.
ExcluirGostei muito do artigo.
ResponderExcluirOlá, sou aluna do 2º período de Pedagogia, ao meu ver o cuidador além de atender às necessidades básicas do aluno, tem que ter muito amor ao realizar as tarefas.
ResponderExcluirPara ser um cuidador educacional é preciso formação superior?
ResponderExcluirCaso o professor necessite faltar aula por algum motivo, o cuidador tem obrigação de tomar conta da turma, incluindo o aluno especial?
ResponderExcluirNao.
ExcluirCaso o professor necessite faltar aula por algum motivo, o cuidador tem obrigação de tomar conta da turma, incluindo o aluno especial?
ResponderExcluirMeu filho tem tea e a cuidadora dele naum ajuda pois ele nem fica na sala de aula a maioria do tempo ele fica de baixo da mesa ela nem faz nada queria sabe como eu fasso !!😕fico triste pq ele so tem cinco anos e ta perdendo tudo 😳
ResponderExcluirEsse é o papel do professor nao do cuidador escolar..inclui-lo em suas atividades pedagogicas...o cuidador como foi citado nao é professor...ele presta servicos de apoio ao aluno com necessidades especiais...hoje em dia a diversas atividades pedagogicas basta o professor estar ciente disso.
ExcluirVocê tem que saber que o cuidador nsi é piscologo e oiscatra.
ExcluirNão imagino um homem exercendo essa função...
ResponderExcluirEu exerço.
ExcluirE preciso ter amor:
ResponderExcluirProfissional, pessoal ,espiritual e humano.
Só assim fará um bom trabalho.