Não há Educação sem boniteza.

Paulo Freire

quarta-feira, 27 de março de 2013

PERFIL DO PROFISSIONAL PARA EXERCER A FUNÇÃO DE CUIDADOR


O Serviço de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação, após o conhecimento e reconhecimento das necessidades e estudo minucioso das possibilidades, traça o perfil desse profissional para exercer função específica na escola:

·           Entender sobre cuidados básicos de atividades de vida diária e prática do cotidiano dos alunos (dar lanche aos que apresentam dificuldades motoras dos membros superiores, realizar a higiene bucal após a alimentação e nos casos de sialorréia, e a higiene corporal/íntima e trocas de fraldas e de vestuário);
·           Saber abordar o aluno para os cuidados pessoais, bem como o auxiliá-lo para o uso do banheiro;
·           Conhecer sobre adequação postural para a pessoa com pouca ou nenhuma mobilidade e movimento corporal nos cuidados necessários;
·           Deslocar com segurança e adequadamente o aluno, a respeito dos cuidados que ele necessita de acordo com as funções estabelecidas para o cuidador;
·           Compreender indicações básicas contidas no histórico escolar do aluno com referência às necessidades educacionais especiais;
·           Ter conhecimento de quando uma situação requer outros cuidados fora aquele de seu alcance e do âmbito da escola.

OBS: Esse profissional deverá permanecer fora da sala de aula e comparecer para auxiliar o aluno quando solicitado pelo coordenador pedagógico, professores ou inspetor, como também realizar apenas as atividades acima descritas compatíveis à sua função.

PORTANTO:
Cuidador é o profissional que auxilia o aluno em seus cuidados de vida diária e de vida prática, ajudando-o somente nas atividades que não consegue realizar sozinho como ir ao banheiro, alimentação, troca de roupa e/ou fraldas e higiene pessoal.

fonte: http://construireincluir.blogspot.com.br/2012/02/necessidade-da-presenca-de-cuidador-de.html

15 comentários:

  1. Acrescente ao final:

    Cuidador é o profissional que auxilia o aluno em seus cuidados de vida diária e de vida prática, ajudando-o somente nas atividades que não consegue realizar sozinho como ir ao banheiro, alimentação, troca de roupa e/ou fraldas, higiene pessoal, auxiliar na sociabilização, auxiliar na realização das atividades pedagógicas e orientação de controle emocional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Neste caso seria o prof. Auxiliar. O cuidador não tem formação para atender às demais necessidades por ti citadas.

      Excluir
  2. Olá, sou aluna do 2º período de Pedagogia, ao meu ver o cuidador além de atender às necessidades básicas do aluno, tem que ter muito amor ao realizar as tarefas.

    ResponderExcluir
  3. Para ser um cuidador educacional é preciso formação superior?

    ResponderExcluir
  4. Caso o professor necessite faltar aula por algum motivo, o cuidador tem obrigação de tomar conta da turma, incluindo o aluno especial?

    ResponderExcluir
  5. Caso o professor necessite faltar aula por algum motivo, o cuidador tem obrigação de tomar conta da turma, incluindo o aluno especial?

    ResponderExcluir
  6. Meu filho tem tea e a cuidadora dele naum ajuda pois ele nem fica na sala de aula a maioria do tempo ele fica de baixo da mesa ela nem faz nada queria sabe como eu fasso !!😕fico triste pq ele so tem cinco anos e ta perdendo tudo 😳

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o papel do professor nao do cuidador escolar..inclui-lo em suas atividades pedagogicas...o cuidador como foi citado nao é professor...ele presta servicos de apoio ao aluno com necessidades especiais...hoje em dia a diversas atividades pedagogicas basta o professor estar ciente disso.

      Excluir
    2. Você tem que saber que o cuidador nsi é piscologo e oiscatra.

      Excluir
  7. Não imagino um homem exercendo essa função...

    ResponderExcluir
  8. E preciso ter amor:
    Profissional, pessoal ,espiritual e humano.
    Só assim fará um bom trabalho.

    ResponderExcluir