Inclusão escolar não significa promover a adequação ou a normalização de acordo com as características de uma maioria e sim, a um significado de fazer parte conviver e não se igualar.
A idéia fundamental de inclusão é a de adaptar o sistema escolar às necessidades dos alunos. A inclusão propõe um único sistema educacional de qualidade para todos os alunos, com ou sem deficiência e com ou sem outros tipos de condição atípica.
A inclusão se baseia em princípios tais como:
A aceitação das diferenças individuais como um atributo e não como um obstáculo;
A valorização da diversidade humana pela sua importância para o enriquecimento de todas as pessoas;
O direito de pertencer e não de ficar de fora;
O igual valor das minorias em comparação com a maioria.
O processo de socialização se dá de uma forma muito complicada, deve ser um trabalho realizado junto com todos os envolvidos no processo: pais e toda a comunidade escolar.
Haverá momentos de exclusão por alguns grupos e isto deverá ser trabalhado inicialmente antes de qualquer atividade, pois é de praxe a aproximação do ser semelhante excluindo o ser diferente.
A inclusão escolar deveria partir de cada educador que está dentro de uma escola e não imposta na maneira como acontece, hoje, dentro das escolas.
Olhar para os alunos ditos “especiais” como um ser humano igual a qualquer outro, mas que precisa de uma atenção especial do educador, sem discriminações.
A inclusão escolar pode ter muitos avanços, basta os educadores se dedicarem mais aos alunos especiais, fazendo planejamentos mais adequados à realidade desses alunos e criar uma ponte com os conteúdos programáticos exigidos pelas escolas.
No ano de 2010, tive uma experiência com um aluno especial. A minha turma era de alfabetização, com 26 alunos, um deles era especial, retraído e isolado, sempre procurava fazer meus planejamentos adequados às necessidades dele e promover a interação com o restante da turma, para que não se sentisse excluído do grupo, obtive resultados bons.
Acredito que uma das soluções para a inclusão escolar acontecer de verdade, hoje, é que as escolas, em especial, os educadores, não olhem para as dificuldades e barreiras que virão pela frente, mas trabalhar com o que temos e procurar alcançar os objetivos pretendidos.
O único foco sendo a aprendizagem, a formação do caráter do nosso aluno. Desta maneira, a inclusão poderá se promovida por todos.
Deve reconhecer-se que a integração dos alunos com necessidades educativas especiais implica muito mais do que colocar simplesmente o aluno numa escola regular.
Trata-se de um processo em que o aluno tem oportunidades para se desenvolver e progredir em termos educativos para uma autonomia econômica e social.
A integração é igualmente um processo em que as próprias escolas necessitam de mudar e de se desenvolver com o objetivo de proporcionar um ensino de elevado nível a todos os alunos e o máximo de acesso aos que têm necessidades educativas especiais.
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