O que é?
Autismo é uma desordem na qual uma
criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais, se comporta de
modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal.
O autismo é uma patologia diferente do
retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também
tenham essas doenças.
Sinais de autismo normalmente aparecem
no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é
duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.
Causas
A causa do autismo não é conhecida.
Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte,
genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um.
Embora a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar
relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de
inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou
a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).
Sintomas e diagnóstico
Uma criança autista prefere estar só,
não forma relações pessoais íntimas, não abraça, evita contato de olho, resiste
às mudanças, é excessivamente presa a objetos familiares e repete continuamente
certos atos e rituais. A criança pode começar a falar depois de outras crianças
da mesma idade, pode usar o idioma de um modo estranho, ou pode não conseguir -
por não poder ou não querer - falar nada. Quando falamos com a criança, ela
freqüentemente tem dificuldade em entender o que foi dito. Ela pode repetir as
palavras que são ditas a ela (ecolalia) e inverter o uso normal de pronomes,
principalmente usando o tu em vez de eu ou mim ao se referir a si própria.
Sintomas de autismo em uma criança
levam o médico ao diagnóstico, que é feito através da observação. Embora nenhum
teste específico para autismo esteja disponível, o médico pode executar certos
testes para procurar outras causas de desordem cerebral.
A maioria das crianças autistas tem
desempenho intelectual desigual, assim, testar a inteligência não é uma tarefa
simples. Pode ser necessário repetir os testes várias vezes. Crianças autistas
normalmente se saem melhor nos itens de desempenho (habilidades motoras e
espaciais) do que nos itens verbais durante testes padrão de Q.I. Acredita-se
que aproximadamente 70 por cento das crianças com autismo têm algum grau de
retardamento mental (Q.I. menor do que 70).
Entre 20 e 40 por cento das crianças
autistas, especialmente aquelas com um Q.I. abaixo de 50, começam a ter
convulsões antes da adolescência.
Algumas crianças autistas apresentam
aumento dos ventrículos cerebrais que podem ser vistos na tomografia cerebral
computadorizada. Em adultos com autismo, as imagens da ressonância magnética
podem mostrar anormalidades cerebrais adicionais.
Uma variante do autismo, às vezes
chamada de desordem
desenvolvimental pervasiva de início na infância ouautismo atípico, pode ter início mais tardio, até os 12 anos de idade.
Assim como a criança com autismo de início precoce, a criança com autismo
atípico não desenvolve relacionamentos sociais normais e freqüentemente
apresenta maneirismos bizarros e padrões anormais de fala. Essas crianças
também podem ter síndrome de Tourette, doença obsessivo-compulsiva ou
hiperatividade.
Assim, pode ser muito difícil para o
médico diferenciar entre essas condições.
Prognóstico e tratamento
Os sintomas de autismo geralmente
persistem ao longo de toda a vida.
Muitos especialistas acreditam que o
prognóstico é fortemente relacionado a quanto idioma utilizável a criança
adquiriu até os sete anos de idade. Crianças autistas com inteligência
subnormal - por exemplo, aquelas com Q.I. abaixo de 50 em testes padrão -
provavelmente irão precisar de cuidado institucional em tempo integral quando
adultos.
Crianças autistas na faixa de Q.I.
próximo ao normal ou mais alto, freqüentemente se beneficiam de psicoterapia e
educação especial.
Fonoterapia é iniciada precocemente bem
como a terapia ocupacional e a fisioterapia.
A linguagem dos sinais às vezes é
utilizada para a comunicação com crianças mudas, embora seus benefícios sejam
desconhecidos. Terapia comportamental pode ajudar crianças severamente autistas
a se controlarem em casa e na escola. Essa terapia é útil quando uma criança
autista testar a paciência de até mesmo os pais mais amorosos e os professores
mais dedicados.
Lista de Checagem do Autismo
A lista serve como orientação para o
diagnóstico. Como regra os indivíduos com autismo apresentam pelo menos 50% das
características relacionadas. Os sintomas podem variar de intensidade ou com a
idade.
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Dificuldade em juntar-se com outras pessoas,
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Insistência com gestos idênticos, resistência a mudar de rotina,
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Risos e sorrisos inapropriados,
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Não temer os perigos,
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Pouco contato visual,
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Pequena resposta aos métodos normais de ensino,
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Brinquedos muitas vezes interrompidos,
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Aparente insensibilidade à dor,
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Ecolalia (repetição de palavras ou frases),
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Preferência por estar só; conduta reservada,
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Pode não querer abraços de carinho ou pode aconchegar-se
carinhosamente,
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Faz girar os objetos,
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Hiper ou hipo atividade física,
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Aparenta angústia sem razão aparente,
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Não responde às ordens verbais; atua como se fosse surdo,
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Apego inapropriado a objetos,
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Habilidades motoras e atividades motoras finas desiguais, e
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Dificuldade em expressar suas
necessidades; emprega gestos ou sinais para os objetos em vez de usar
palavras.
Retirado do site: http://www.abcdasaude.com.br
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