Não há Educação sem boniteza.

Paulo Freire

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Projeto: Trajes, Estilo e Identidade










             O projeto consiste em promover reflexões a respeito da pertinência dos trajes que são escolhidos por crianças e jovens para frequentar diferentes ambientes, entre eles o escolar.
                   Como não faz uso do uniforme, tem pela frente um compromisso: debater com os alunos qual a fronteira entre o estilo pessoal ou do grupo e a adequação das vestimentas ao espaço escolar e do clima.
         Desde pequenas, as crianças aprendem com os adultos comportamentos que as integram à vida em grupo. Logo, no período de vida compreendido entre a infância e a idade adulta, espaço de tempo em que os indivíduos se arriscam mais, os adultos não podem se furtar do compromisso de provocar a reflexão dos adolescentes sobre novos temas de interesse, como, por exemplo, o modo de se vestir e de falar. É com os adultos que os jovens têm a oportunidade, ou não, de aprender que toda relação flexível pressupõe o debate de ideias e não se esquiva da elaboração de regras.
             No convívio escolar, os alunos aprendem, por exemplo, que o estilo adotado por um indivíduo ou por um grupo para se expressar perpassa o reconhecimento de normas que regulam a convivência; por isso, as escolhas de todos precisam levar em conta um conjunto de princípios que baliza as relações de quem compartilha o mesmo espaço.
(...)
fonte:http://www.escolamobile.com.br/com-que-roupa-eu-vou-trajes-na-escola-identidade-e-adequacao

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