Não há Educação sem boniteza.

Paulo Freire

segunda-feira, 26 de junho de 2017

AEE - Projeto TRANSITO






              Conhecer os principais sinais de trânsito e o significado das cores do Semáforo; ... de placas de trânsito; confecção de semáforo com sucatas; 
- escrita de ... dos trabalhos realizados e confeccionados pelos alunos do AEE.


É de suma importância educar para o trânsito. Todos os anos o Departamento do Trânsito (DETRAN) faz inúmeros campanhas nas mídias, distribuem materiais e boletins informativos conscientizando sobre o respeito e o cuidado com as leis do trânsito, mas infelizmente, o que vemos é que a cada dia está crescendo no país mortes por causas da imprudência, falta de atenção, uso de bebidas no trânsito.

É necessário que os alunos da sala de recursos também aprendam a atravessar nas vias públicas, adquirindo cuidados específicos, noções de perigo visando mudanças de bons comportamentos no trânsito. Torna-se importante e viável este projeto visando o aprimoramento de atitudes saudáveis e o respeito pelas leis do trânsito.2. OBJETIVOS


_ Produzir textos reflexivos sobre o trânsito;
_Conscientizar os alunos da importância da educação no trânsito.
_ Conhecer os cuidados ao transitar nas vias públicas da cidade;
_ Conhecer os principais sinais de trânsito e o significado das cores do Semáforo;
_ Conhecer a função do guarda de trânsito;
_Motivar a reflexão das ações praticadas no trânsito, buscando mudanças positivas.
_ Confeccionar cartazes sobre as faixas de pedestres.3. DESENVOLVIMENTO/ATIVIDADES

_Conversa informal sobre regras, riscos e procedimentos de prevenção de acidentes; - frases de alerta com a confecção de um varal; - músicas; - poesias; - exibição de vídeos sobre o trânsito; - pintura; - recorte e colagem; - confecção de cartazes); - passeio em diferentes locais que possibilite a exploração e observação de placas de trânsito; confecção de semáforo com sucatas; - escrita de palavras sobre o TRÂNSITO e o seu significado; - Pesquisas de palavras geradoras que se referem a temática investigada.4. RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro de giz; giz de cera; lápis de cor; tinta guache; cartolinas; espaço da sala de aula e pátio externo da escola; revistas; jornais; cola; brinquedos para a educação no trânsito; cds e fitas de vídeo; computador, internet; papéis: crepom e sucatas, etc.
5. AVALIAÇÃO

 Observar-se-á o interesse dos alunos, em todas as atividades propostas e deve ocorrer uma atenção especial para aqueles que se mostrarem desinteressados ou apáticos às mesmas, registrando as participações dos alunos nas fichas descritivas. A culminância deste projeto se fará em sala de aula com exposição dos trabalhos realizados e confeccionados pelos alunos do AEE.

6. REFERÊNCIA:

 ANDRADE, C. de O. Projeto Pedagógico. Disponível em:

FONTE:http://dionesbarcelos.blogspot.com.br/2012/10/projeto-pedagogico-sala-de-recurso_17.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário