Atividade realizada na SRM/AEE da Empfm . Trabalhamos Oralidade, Criatividade, Raciocínio Logico, Contagem, Seleção
Caixa de areia como intervenção psicopedagógica
O Jogo de Areia à luz da teoria piagetiana: uma estratégia de diagnóstico e intervenção psicopedagógica.
O Jogo de Areia (Sandplay) é um método terapêuticocriado por Dora Kalff, terapeuta junguiana suíça entre 1954-1956. Discípula de Carl Gustav Jung, Kalff recebeu todo apoio teórico de seu mestre para a implantação do método. O Jogo de Areia consta de duas caixas de areia, uma contendo areia seca, outra areia molhada e objetos de miniaturas de várias espécies, com as quais o paciente constrói um cenário.
O Jogo de Areia à luz da teoria piagetiana é uma possibilidade de instrumento de diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica no qual se focaliza alguns pressupostos da teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget e dos processos de aprendizagem.
As miniaturas são objetos simbólicos do mundo real e imaginário, tais como: animais- selvagens, domésticos, pré-históricos, terrestres, aéreos, aquáticos, vertebrados,invertebrados; meios de transporte - aéreos, terrestres e aquáticos; vegetação; moradias; meios de comunicação; pedras; madeiras; personagens de contos de fadas; super-heróis, guerreiros e outras.
Quanto maior for a variedade de espécies, mais rica será a construção na caixa de areia, posto que a possibilidade de escolher exatamente o que se está pensando é bem maior.
Todo o movimento para a caixa de areia e as miniaturas é observado e considerado significativo e importante. Como a criança se aproxima, olha, explora, manipula, escolhe, pega, cria. Observamos também a expressão, os sons e vozes - onomatopaicos, diálogos, imitações, gritos ou silêncio, o limite da caixa, a organização - seleção, distribuição, quantidade de miniaturas que o sujeito faz etc. Enfim, o seu desenvolvimento com a atividade.
A partir da caixa de areia, podemos desenvolver projetos, dramatizações, textos, histórias etc.
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