ATIVIDADES PRONTAS PARA DISLÉXICOS!
Um grande diferencial de meus materiais, é a “potência” que produzem na aprendizagem dos alunos. Em geral, são adequáveis a quase todo tipo de aluno e também para aqueles que possuem alguma dificuldade, como a dislexia. Tenho, contudo, materiais específicos para os disléxicos.
Sempre tive uma facilidade grande em identificar dislexia e nunca cai na modinha da época em que, se o aluno apresentava dificuldade, logo o professor achava que era dislexia. Sim!!! Isso acontecia. E depois foi a modinha do TDA/H.
O perfil dos alunos mudam, conforme sua geração e essa mudança de perfil pode ser mal interpretada. Temos que tomar muito cuidado para não generalizar e identificar se, realmente, o aluno apresenta uma dificuldade biológica ou se é comportamental.
Acho interessante o quanto um aluno disléxico pode apresentar seu potencial quando bem estimulado. Acho que, além do trabalho com psicopedagogo ou outro profissional, que estimule o disléxico, o professor também pode fazer esse estímulo em aula. Ele é importante e pode ser surpreendente. O estímulo acontece com detalhes… especialmente nas folhas de lição e é aí que eu entro! 

Pesquiso e trabalho há muitos anos com disléxicos e tenho também um sobrinho que conviveu com essa dificuldade e hoje é muito bem sucedido, na área de TI. Até hoje ele usa esses recursos que eu mencionei, em folhas, para poder melhorar sua leitura e interpretação. São recursos visuais de quem faz o material.
Achei bacana deixar a dica hoje de meus materiais para trabalhar com essa dificuldade e há desde o mais básico até o mais elaborado, já trabalhando com a leitura em si. Espero que goste das sugestões.


Atividades diversificadas, que tratam desde lateralidade até segmentação. Confira aqui!



fonte:http://professorajanainaspolidorio.com/atividades-prontas-para-dislexicos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário