Diagnóstico e tratamento do Asperger
O diagnóstico é mais efetivo a partir dos 7 anos de idade
Por ser um transtorno reconhecido recentemente pela comunidade médica, é lógico que a Síndrome de Asperger seja ainda desconhecida para a população em geral e inclusive pela comunidade científica. Por esta razão, muitos casos não estão diagnosticados ou recebem um diagnóstico equivocado. No entanto, é importante estabelecer um diagnóstico o mais cedo possível para poder realizar um tratamento adequado e não piorar a situação, o que significaria um quadro de baixa auto-estima,fracasso escolar, depressão, para o doente.
Critérios diagnósticos
A maioria dos casos de Síndrome de Asperger são diagnosticados na idade de 7 anos ou mais tarde. Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, os critérios diagnósticos se baseiam em algumas pautas:
1. Nas dificuldades qualitativas de interação social;
2. Padrões de comportamento, interesse e atividades restritas, repetitiva e estereotipados que manifestam;
3. Deficiência clinicamente significativa na área social, ocupacional e em outras áreas importantes do desenvolvimento;
4. Atraso clínico significativo na linguagem;
6. Não se cumprem os critérios de outro transtorno generalizado de desenvolvimento, ou de esquizofrenia..
E o tratamento da Síndrome de Asperger?
Um plano de tratamento só pode se estabelecer quando existe um trabalho conjunto entre pais, educadores e médicos. No entanto, deve-se considerar algumas regras de proteção para uma criança com Síndrome de Asperger, e que necessitam que sejam cumpridas:
1. Não gostam que lhes interrompam sua rotina. Devem ser previamente preparados se tiverem que aplicar alguma mudança na sua vida.
2. Deve-se aplicar as regras com muito cuidado e com certa flexibilidade.
3. Os professores devem aproveitar ao máximo as áreas que despertem o interesse da criança, e tentar que os ensinos sejam concretos e objetivos.
4. Pode-se recompensar com atividades que interessem à criança quando ele tenha realizado alguma tarefa de forma satisfatória.
5. Utilizar as ferramentas visuais na educação dessas crianças porque podem responder muito bem às mesmas.
5. Utilizar as ferramentas visuais na educação dessas crianças porque podem responder muito bem às mesmas.
6. Evitar o confronto. Eles não entendem regras rígidas de autoridade ou irritação. Podem tornar-se inflexíveis e teimosos.
7. Devem estimulá-los para que tenham amigos, melhorando sua participação em grupo, e reforçando aos companheiros que também o estimulem a participar.
7. Devem estimulá-los para que tenham amigos, melhorando sua participação em grupo, e reforçando aos companheiros que também o estimulem a participar.
Normalmente, a medicação está contra-indicada no processo de tratamento. No entanto, em situações concretas, como os estados de ansiedade, depressão ou de falta de atenção, pode ser utilizada, desde quando seja com a orientação restrita do médico.
fonte:http://br.guiainfantil.com/asperger/161-diagnostico-e-tratamento-do-asperger.html
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