DISGRAFIA: O QUE É ISTO?
Disgrafia vem de dis (mal, desvio) e grafia (escrita).
A disgrafia é uma perturbação do tipo funcional que afeta
a qualidade da escrita do sujeito no que se refere a
qualidade do traçado ou a grafia.
Nos alunos com disgrafia podemos notar:
- erros e borrões;
- espaçamento irregular das letras, palavras e/ou ligações
das letras feitas de forma incorreta;
- desorganização geral na utilização do caderno;
- traçado exagerado e grosso que vinca o papel ou
demasiadamente suave e imperceptível;
- letra excessivamente grande ou pequena;
- escrita lenta e irreconhecível pela falta de domínio do
traçado da letra o qual vai subindo e descendo a linha
demarcada para a escrita.
Na intervenção junto ao aluno com dislexia devemos nos
preocupar com o:
- DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: esquema
corporal/lateralidade e orientação espacial e temporal.
Devemos dar principal atenção ao desenvolvimento da
coordenação visomotora e da independência (ombro e
braço, braço e mão, mão e dedo);
- DESENVOLVIMENTO DO GRAFISMO: grafismo simples,
pressão, preensão e treino das letras e escrita.
DISLEXIA: O QUE É ISTO?
Dislexia vem do dis (mal, desvio) e lexia (leitura,
reconhecimento de palavras).
Segundo a Associação Internacional de Dislexia pode ser
definida como a dificuldade na correção e/ou fluência na
leitura de palavras e baixa competência leitora e
ortográfica.
As dificuldades de compreensão leitora levam a uma
experiência de leitura reduzida que podem impedir o
desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos
gerais.
Os indivíduos com dislexia possuem uma inteligência na
média, ou superior a média. Contudo, podemos notar:
- dificuldades para guardar e recuperar nomes e palavras;
- trocas relativas a pobre consciência fonológica como
P/B, T/D, F/V, C/G, J/CH;
- leitura lenta com soletração defeituosa;
- inverter, repetir, adicionar ou omitir letras, sílabas e
palavras.
A intervenção junto ao aluno com dislexia deve ser
planejada levando em conta as seguintes áreas:
- DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: esquema
corporal/lateralidade eorientação espacial e temporal;
- DESENVOLVIMENTO PSICOLINGUÍSTICO: discriminação
auditiva e visual, percepção linguística-auditiva,
vocabulário e expressão oral;
- CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: de frases, palavras, silábica
e fonêmica;
- LEITURA: (re) conhecimento das letras, palavras isoladas,
acentuação, sinais de pontuação, leitura silenciosa e
leitura em voz alta.
fonte:http://atividadeparaeducacaoespecial.com/category/disturbios-na-aprendizagem/
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