Um grande diferencial de meus materiais, é a “potência” que produzem na aprendizagem dos alunos. Em geral, são adequáveis a quase todo tipo de aluno e também para aqueles que possuem alguma dificuldade, como a dislexia. Tenho, contudo, materiais específicos para os disléxicos.
Sempre tive uma facilidade grande em identificar dislexia e nunca cai na modinha da época em que, se o aluno apresentava dificuldade, logo o professor achava que era dislexia. Sim!!! Isso acontecia. E depois foi a modinha do TDA/H.
O perfil dos alunos mudam, conforme sua geração e essa mudança de perfil pode ser mal interpretada. Temos que tomar muito cuidado para não generalizar e identificar se, realmente, o aluno apresenta uma dificuldade biológica ou se é comportamental.
Acho interessante o quanto um aluno disléxico pode apresentar seu potencial quando bem estimulado. Acho que, além do trabalho com psicopedagogo ou outro profissional, que estimule o disléxico, o professor também pode fazer esse estímulo em aula. Ele é importante e pode ser surpreendente. O estímulo acontece com detalhes… especialmente nas folhas de lição e é aí que eu entro! 😊
Pesquiso e trabalho há muitos anos com disléxicos e tenho também um sobrinho que conviveu com essa dificuldade e hoje é muito bem sucedido, na área de TI. Até hoje ele usa esses recursos que eu mencionei, em folhas, para poder melhorar sua leitura e interpretação. São recursos visuais de quem faz o material.
Achei bacana deixar a dica hoje de meus materiais para trabalhar com essa dificuldade e há desde o mais básico até o mais elaborado, já trabalhando com a leitura em si. Espero que goste das sugestões.
dislexia1. Dislexia: atividades que trabalham com a diferenciação de letras similares, rima, segmentação de palavras, percepção de segmentação, lateralidade, direção, letras, palavras e frases, sequência, categorização e muito mais. Sugestão de ser usado em fase de alfabetização. Saiba mais.




DISLEXIA.2.fw2. Dislexia – Volume 2: traz atividades apropriadas para alunos que apresentam indícios ou que são diagnosticados com dislexia. Embora seja um material elaborado para alunos com dislexia, produz bons resultados para aprimorar a atenção, a concentração e a cognição de alunos que apresentam dificuldades escolares.
Atividades diversificadas, que tratam desde lateralidade até segmentação. Confira aqui!


Dislexia - consciencia silabica (1)3. Dislexia – Consciência Silábica: atividades possuem propostas específicas de trabalho com consciência silábica, conceito fundamental para um bom desenvolvimento do aluno com dislexia. Esse tipo de trabalho também desenvolve o raciocínio linguístico. Entre as atividades, estão: identificação de número de sílabas, identificação de sílabas iguais, palavras a partir de sílabas, substituição e omissão de sílabas entre outras lições. Veja aqui!



DISLEXIA ESPECIAL.fw4. Dislexia ESPECIAL – lateralidade e discriminação visual: atividades bem diversificadas e atrativas que desenvolvem noções de direita, esquerda, superior, inferior, centro e giro, bem como exercícios que deixam o olhar mais acurado à detalhes visuais. Para saber mais clique aqui!





DISLEXIA - TRABALHANDO COM LEITURA.fw5. Dislexia – trabalhando com leituraatividades são bem diversificadas, incluindo trabalho com omissão, troca de letras, leitura comparativa, localização, segmentação e muitas outras. Confira!










fonte:http://professorajanainaspolidorio.com/atividades-prontas-para-dislexicos/