Não há Educação sem boniteza.

Paulo Freire

sábado, 21 de maio de 2016

INCLUSÃO: LATERALIDADE: O QUE FAZER PARA AJUDAR O ALUNO?


LATERALIDADE: O QUE FAZER PARA AJUDAR O ALUNO?
Até os sete anos é comum a criança manifestar dificuldades em relação a noção de lateralidade.
A primeira atitude que o professor deve tomar é verificar a dominância manual, ocular, auditiva e pedal.
DOMINÂNCIA MANUAL: observe que mão o aluno usa para escrever, pentear os cabelos, pintar, recortar e comer. Use atividades de dramatização para observar estes aspectos e vá anotando a mão dominante.
DOMINÂNCIA AUDITIVA: peça para o aluno atender e fazer uma ligação em um telefone de brinquedo e anote qual o lado dominante;
DOMINÃNCIA PEDAL: peça para o aluno chutar e conduzir uma bola com o pé, até um local determinado, e veja qual o pé utilizado;
DOMINÂNCIA OCULAR: faça o teste do canudo, ou seja, coloque uma gravura colada na parede, ou em um quadro, e uma cadeira na frente dela. Dê ao aluno um rolo de papelão e peça que ele coloque bem na frente do seu nariz e depois afaste um pouco. Peça que ele veja a gravura como se o rolo fosse um binóculo e anote qual o olho que ele escolheu.
A lateralidade cruzada merece maior atenção quando há uma dominância ocular diferente da manual pois este fator poderá causar dificuldades no processo de alfabetização.
Para auxiliar o aluno podemos usar um relógio no pulso esquerdo. Saliente que, usualmente, usamos o relógio no pulso esquerdo e depois faça com ele um levantamento de coisas que podemos fazer com a mão direita e com a monte esquerda.
Explique qual a diferença entre o destro e canhoto. Peça para os alunos tentarem fazer coisas com a mão contrária a da sua dominância.
Com o relógio, peça que o aluo toque as partes do corpo que estão a sua direita ou esquerda, que pegue objetos em um lado determinado, que toque com a mão esquerda em partes do corpo que estão do lado direito e vá aumentado a sua dificuldade.
Podemos, também, realizar exercícios com balões amarrados na mão esquerda, no pé esquerdo, com fitas coloridas que determinem, pela cor, o lado direito e esquerdo.
Ensine os alunos a marcharem com o ritmo esquerda, direita. Usamos a ordem esquerda e direita para que o aluno possa entender a grafia e a ordem das palavras escritas que ocorrem da esquerda para a direita.
Com o tempo ele vai aprender que a sua esquerda é a direita do papel.
O uso do espelho pode ajudar e aposte no uso de bonecos de costas e de frente.
Alguns jogos podem auxiliar como:
- passa-passa: passar a bola pela esquerda e voltar pela direita;
- pula pula: percorrer um caminho pulando com o pé esquerdo;
- estafeta: correr até o cone, com a bola na mão, contornar este pela esquerda e voltar pela direita;
- mude de casa: colocar arcos e o aluno vai trocar de casa usando a casa da direita e da esquerda;
- mude de bairro: fazer duas filas de arcos, no chão, e os alunos ficam no meio. O professor vai determinar uma um grupo mora a direita e outro mora a esquerda. Todos ficam virados para o professor e quando ele mandar ir para o seu bairro os alunos vão para o local certo. Vá variando com as ordens ir para o seu bairro, trocar de bairro;
- imite o chefe: o professor dá ordens como levantar o braço direito, dobrar a perna esquerda e assim por diante.
fonte:http://atividadeparaeducacaoespecial.com/category/disturbios-na-aprendizagem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário