Não há Educação sem boniteza.

Paulo Freire

sábado, 21 de maio de 2016

INCLUSÃO: DISGRAFIA E DISLEXIA: O QUE É ISTO?


DISGRAFIA: O QUE É ISTO?
Disgrafia vem de dis (mal, desvio) e grafia (escrita).

A disgrafia é uma perturbação do tipo funcional que afeta 

a qualidade da escrita do sujeito no que se refere a 

qualidade do traçado ou a grafia.

Nos alunos com disgrafia podemos notar:

- erros e borrões;

- espaçamento irregular das letras, palavras e/ou ligações 

das letras feitas de forma incorreta;

- desorganização geral na utilização do caderno;

- traçado exagerado e grosso que vinca o papel ou 

demasiadamente suave e imperceptível;

- letra excessivamente grande ou pequena;

- escrita lenta e irreconhecível pela falta de domínio do 

traçado da letra o qual vai subindo e descendo a linha 

demarcada para a escrita.

Na intervenção junto ao aluno com dislexia devemos nos 

preocupar com o:

- DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: esquema 

corporal/lateralidade e orientação espacial e temporal. 

Devemos dar principal atenção ao desenvolvimento da

 coordenação visomotora e da independência (ombro e 

braço, braço e mão, mão e dedo);

- DESENVOLVIMENTO DO GRAFISMO: grafismo simples, 

pressão, preensão e treino das letras e escrita.

DISLEXIA: O QUE É ISTO?

Dislexia vem do dis (mal, desvio) e lexia (leitura, 

reconhecimento de palavras).

Segundo a Associação Internacional de Dislexia pode ser 

definida como a dificuldade na correção e/ou fluência na 

leitura de palavras e baixa competência leitora e 

ortográfica.

As dificuldades de compreensão leitora levam a uma 

experiência de leitura reduzida que podem impedir o 

desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos

 gerais.

Os indivíduos com dislexia possuem uma inteligência na

 média, ou superior a média. Contudo, podemos notar:


- dificuldades para guardar e recuperar nomes e palavras;

- trocas relativas a pobre consciência fonológica como 

P/B, T/D, F/V, C/G, J/CH;

- leitura lenta com soletração defeituosa;

- inverter, repetir, adicionar ou omitir letras, sílabas e 

palavras.

A intervenção junto ao aluno com dislexia deve ser 

planejada levando em conta as seguintes áreas:

- DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR:  esquema 

corporal/lateralidade eorientação espacial e temporal;

- DESENVOLVIMENTO PSICOLINGUÍSTICO: discriminação 

auditiva e visual, percepção linguística-auditiva, 

vocabulário e expressão oral;

- CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: de frases, palavras, silábica 

e fonêmica;

- LEITURA: (re) conhecimento das letras, palavras isoladas,

 acentuação, sinais de pontuação, leitura silenciosa e 

leitura em voz alta.
fonte:http://atividadeparaeducacaoespecial.com/category/disturbios-na-aprendizagem/

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