Não há Educação sem boniteza.

Paulo Freire

sábado, 21 de maio de 2016

INCLUSÃO: DISCALCULIA E DISORTOGRAFIA: O QUE É ISTO?


DISCALCULIA: O QUE É ISTO?
A discalculia vem de dis (mal/desvio) e calculia (calculare-contar).
A discalculia pode ser definida como um distúrbios de aprendizagem que interfere, negativamente, com as competências de matemática de alunos que, nos outros aspectos, são normais.
A intervenção deve se basear:
- COMPETÊNCIAS GERAIS: leitura, escrita e memória;
- COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: (re) conhecimento de números, formatos, formas, tamanho, comprimento, contagem, conceitos, símbolos matemáticos, operações simples, resolução de problemas e cálculo mental.
DISORTOGRAFIA: O QUE É ISTO?
A disortografia vem de dis (mal/desvio), orto (correto/certo) e grafia (escrita).
A disortografia pode ser definida como uma perturbação que afeta as aptidões da escrita no que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos.
A dificuldade centra-se na organização, estruturação e composição de textos escritos. A construção frásica é pobre e, geralmente, curta onde observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e, as vezes, má qualidade gráfica.
Nos indivíduos que apresentam disortografia nota-se:
- erros de caráter linguístico-perceptivos: omissões e adições de fonemas, sílabas e de palavras, inversão de grafemas, sílabas e palavras e troca de letras que se parecem sonoramente;
- erros referente as regras de ortografia: confusão de fonemas que apresentam dupla grafia como ch/x, s/z, omite a letra h por não ter correspondência sonora;
- erros de caráter viso-espacial: substituição de letras que se diferenciam pela sua posição no espaço como: b/d, d/p, p/b, q/d, p/q, substituição de letras semelhantes visualmente como m/n, o/a, u/v e espelhar palavras o que é pouco comum;
- erros de caráter viso-analíticos: não faz sínteses e/ou associações entre fonemas e grafemas trocando as letras sem qualquer sentido;
- erros relativos ao conteúdo: não separa sequências gráficas pertencentes a uma dada sequência fônica, ou seja, une palavras, sílabas pertencentes a duas palavras e duas palavras juntas sem separação.
É muito comum observarmos falta de conhecimento das regras gramaticais onde:
- não colocam “m” antes de “p” e “b”;
- não respeitam as regras de pontuação;
- não iniciam frases com letra maiúscula;
- não efetuam corretamente a separação das palavras na mudança de linha.
A intervenção deve se preocupar:
- COMPETÊNCIAS GERAIS: discriminação visual, auditiva e percepção linguístico-auditiva;
- COMPETÊNCIAS ESPECÍIFCAS: erros na utilização do c/ç , g/gu, letra maiúscula, separação de palavras, translineação, acentuação, sinais de pontuação, vocabulário e compreensão.
fontehttp://atividadeparaeducacaoespecial.com/category/disturbios-na-aprendizagem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário